26 de dezembro de 2019

Vantagens do uso da tecnologia no processo de recrutamento e seleção

O crescimento do uso da tecnologia no processo de recrutamento e seleção de pessoas já é uma realidade. Os sistemas informatizados ajudam a otimizar a rotina do setor, elevando o grau de eficiência das atividades à medida que reduzem erros e possibilitam aos profissionais da área assumir uma posição mais estratégica com relação às suas funções.

Com os mercados cada vez mais competitivos, ter processos mais eficientes é fundamental. Nesse sentido, o uso da tecnologia é indispensável para conferir as transformações necessárias às organizações em todos os setores, incluindo o RH.

Ao longo desta leitura, você confere como a tecnologia tem remodelado os processos de recrutamento e seleção das empresas. Confira!

Quais as vantagens de usar a tecnologia no processo de recrutamento e seleção?

Os recursos tecnológicos são responsáveis por importantes mudanças no processo de recrutamento e seleção, trazendo diversos benefícios para a empresa. Acompanhe!

Atuação mais estratégica do RH

Talvez, a maior contribuição da tecnologia no setor de RH seja a redução das tarefas operacionais. Isso porque, à medida que os profissionais da área vão se familiarizando com esses recursos tecnológicos, um grande volume de trabalho operacional é reduzido, pois as rotinas passam a ser cada vez mais automatizadas.

Isso libera os profissionais para atuarem em demandas e questões mais estratégicas, que compreendem aquelas que necessitam de avaliação e consideração humana, a exemplo do processo seletivo.

Nele, um sistema é capaz de centralizar e cruzar os dados dos candidatos, criando relatórios de desempenho e o perfil de cada um dos participantes.

Otimização do tempo

Com a redução das horas operacionais, há uma otimização do tempo dos processos de recrutamento e seleção de pessoas.

Isso porque os softwares dispõem de ferramentas, como formatação de documentos, dados estatísticos, pesquisa por filtros, e uma série de outros recursos, que se feitos manualmente, demandariam um grande esforço de pessoal e tempo.

Assim, o uso da tecnologia vem otimizando todos os processos, tornando os procedimentos mais ágeis e também mais eficientes.

Redução de custos

Atualmente, a redução de custos é primordial nas empresas, e o uso da tecnologia no processo seletivo torna possível essa diminuição das despesas, à medida que esse recurso possui custos estáveis.

Ou seja, ainda que você tenha processos seletivos mais amplos do que os de costume, o custo da ferramenta é o mesmo.

Além disso, a tecnologia não se desgasta ou é consumida pelo uso, garantindo a longevidade do investimento. Soma-se a isso o fato de que a empresa tem um alto ganho ao economizar com horas-extras, retrabalho, serviços terceirizados e uma série de outras questões.

Gerenciamento de processos de recrutamento

À medida que a operação da empresa cresce, o setor de Recursos Humanos passa a receber mais demandas. Gerenciar todos os processos envolvendo o recrutamento e seleção de pessoas pode se tornar uma tarefa quase impossível sem a ajuda da tecnologia.

Assim, com o uso de ferramentas tecnológicas, é possível estruturar o recrutamento com etapas adequadas e eficientes.

Ao automatizar os processos de recrutamento e seleção, essa importante atividade é facilitada, tornando-se mais didática e melhorando a experiência de todos os envolvidos.

Localização de candidatos mais aderentes aos cargos

Com a ajuda da tecnologia, hoje já é possível localizar os perfis mais aderentes aos cargos. Isso acontece porque os softwares possuem filtros que encontram os profissionais com experiência e formação desejadas.

Os sistemas também são capazes de fazer uma avaliação das habilidades e competências do candidato. Para isso, o indivíduo preenche formulários que constam na própria ferramenta. 

Dessa forma, você tem à sua disposição todos os recursos necessários para garantir a melhor seleção, aumentando as chances de o profissional ter sucesso no cargo em questão.

Quais são as principais tendências tecnológicas para recrutamento e seleção de pessoas?

A tecnologia se aperfeiçoa ao longo do tempo, e temos várias tendências quando falamos em recrutamento e seleção. Separamos as principais para você a seguir. Acompanhe!

Aplicativos de recrutamento e seleção

A tecnologia não para de avançar, e a novidade do momento são os aplicativos de recrutamento e seleção. Por meio desse dispositivo, o candidato em potencial encontra vagas alinhadas com o seu perfil profissional pelo smartphone.

A grande vantagem é que, com esse formato, é possível captar cada vez mais candidatos, em especial os mais jovens. Os aplicativos também são associados às plataformas online, assegurando melhor experiência ao usuário e também à empresa contratante do serviço.

Entrevistas por vídeo

A Internet tem revolucionado ao longo dos anos os conceitos de distância e comunicação, tornando mais acessível o compartilhamento de dados. Todos esses recursos estão sendo usados no recrutamento e seleção de pessoas nas empresas.

Assim, a entrevista por vídeo pode ser considerada a maior revolução quando falamos de recrutamento e seleção de pessoas. Esse recurso traz uma série de benefícios, tanto para candidatos quanto para as empresas. Entre as vantagens, podemos destacar:

  • as entrevistas podem ser analisadas em um segundo momento, quando o recrutador estiver com mais tempo disponível;
  • melhor avaliação de habilidades (como fluência de idiomas);
  • avaliação de um maior número de candidatos;
  • maior amplitude geográfica na captação de candidatos, pois eles podem participar da seleção de onde estiverem;
  • estabelecimento de um padrão de comparação entre candidatos etc.

Uso das redes sociais

As redes sociais são uma ótima forma de captar novos talentos por meio da divulgação das vagas. No LinkedIn, por exemplo, é possível não só divulgar, mas usar o recurso dos filtros para encontrar os perfis mais alinhados com os cargos em questão.

Para o setor de RH aproveitar todo o potencial das redes sociais é importante criar páginas corporativas, onde as vagas possam ser divulgadas para atrair os interessados.

Essa divulgação agiliza o processo seletivo e eleva as chances de contratação de profissionais que estejam de acordo com as expectativas para o cargo.

Como vimos ao longo deste artigo, o uso da tecnologia no processo de recrutamento e seleção de pessoas vem para otimizar a rotina do setor, garantindo mais eficiência e contratações com maior chance de sucesso.

Se você gostou deste post sobre vantagens do uso da tecnologia para recrutamento e seleção de pessoas, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *